quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Mês da Consciência Negra - Trabalho 9º Ano

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Um total de 1.047 municípios já decretou feriado para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Comemorado em 20 de novembro, a data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro, e inspira a cada ano um número maior de atividades em torno de reflexões sobre questões raciais no país.
Fonte: http://www.seppir.gov.br/novembro-mes-da-consciencia-negra (Último acesso em 11 de novembro de 2013.)

ATIVIDADE DE HISTÓRIA – 9º ANO

Durante este mês, o CEF 801 está dando continuidade a uma série de atividades pedagógicas acerca do marco de “125 anos da Abolição da Escravatura”, em referência à Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888. Dentre outras questões, a equipe desta unidade escolar entende que é fundamental refletirmos sobre como esse resgate histórico é importante para a sociedade como um todo.
Para fins de debate, solicita-se que os educandos do 9º ano comentem o trecho reproduzido abaixo:

“O resgate da memória coletiva e da história da comunidade negra
não interessa apenas aos alunos de ascendência negra. Interessa também
aos alunos de outras ascendências étnicas, principalmente branca, pois
ao receber uma educação envenenada pelos preconceitos, eles também
tiveram suas estruturas psíquicas afetadas. Além disso, essa memória não
pertence somente aos negros. Ela pertence a todos, tendo em vista que
a cultura da qual nos alimentamos quotidianamente é fruto de todos
os segmentos étnicos que, apesar das condições desiguais nas quais
se desenvolvem, contribuíram cada um de seu modo na formação da
riqueza econômica e social e da identidade nacional.”

MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o Racismo na escola. 2 ed. Brasília: Ministério
da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005, p. 16.


Bom Trabalho!!!

40 comentários:

  1. Gostaria de lembrar aos estudantes do 9º ano que, em nossos encontros de História, continuaremos abordando as questões de raça/etnia no Brasil.

    Abraços, Profª Líbia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Líbia, muito boa a sua iniciativa viu! Movimento o blog da escola de forma pedagógica! Parabéns!

      Excluir
  2. O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história e é uma maneira de garantir seus direitos sociais! Uma coisa que foi citada nesse trecho "não interessa apenas os negros , mas também aos brancos" não , não são todos os brancos que se interessam; mas nos dias de hoje o preconceito está bem menor do que antigamente! Amei o trecho muito interessante pois resume os dias atuais de nossa sociedade.

    Nathália Ferraz 9º/B

    ResponderExcluir
  3. Hoje o preconceito é bem menor que á anos atrás, mas mesmo não admitindo, quase todas pessoas já praticaram, a sociedade como um todo, ainda possui um grande preconceito contra os negros, muitos acham que por terem uma cor diferente eles são "menos" que os brancos, por isso essa data é muito importante, para conscientizarmos ou ao menos tentar ver todos de formas iguais.
    Kamilla de Souza 9º/B

    ResponderExcluir
  4. hoje em dia o preconceito ainda existe , mas não e o preconceito forte como aos outros tempo; Eu concordo muito com isso que o brancos tem que aprender sobre a historia dos negros sobre o sofrimento que eles passarão . Mas hoje não da para diferenciar quem e branco quem e negros pós ouve uma mistura ma população brancos com cabelos enrolados negros com cabelos lisos JOAO VITOR 9/B

    ResponderExcluir
  5. Tal afirmação é muito bem recebida, pois a cultura que recebemos dos negros é muito vasta, estando presente na música, na dança, na literatura, nas roupas, penteados. E com isso percebemos que, felizmente, a intolerância tem diminuído bastante, ou seja, as pessoas tem costumado receber bem melhor as diferenças.
    Mas infelizmente, a parte fraca e ignorante da sociedade tem visto os negros como "uma raça fraca que precisa de cuidados especiais e proteção, simplesmente por serem negros", e isso é uma total idiotice, sendo por mim considerado o pior dos preconceitos. Dar um tratamento especial a alguém apenas pela sua cor de pele é um absurdo.
    Infelizmente, o nosso pais está cheio de pessoa assim, alienadas pela televisão, pela banalidade existente na música, pelas celebridades egoístas. e por mais coisas que penso ser melhor não citar.

    Maurício Nunes 9º/B

    ResponderExcluir
  6. Assim como esta no texto acima, todos sabem (ou deveriam saber) que somos uma mistura de etinias e culturas, por isso não existe ninguém inteiramente branco ou inteiramente negro, quanto ao racismo, acho q é uma completa idiotice, pois já que somos uma mistura de "raças", se assim posso dizer, quando ele é cometido não afeta apenas a quem o esta sendo direcionado, mas também a quem o esta praticando, pois se somos um povo misto, não deveria haver estes tipos de atitudes em nossa sociedade.
    Bruna Neves 9°B

    ResponderExcluir
  7. A luta não acabou, temos que difundir a ideia da consciência negra na sociedade para que tenhamos um estado tolerante onde prevaleça a igualdade racial, sem preconceitos. Afinal os negros tiveram uma grande influência na nossa história,essa negritude e algo que herdamos de nossas raízes, independente de cor ou raça isso é um assunto que deve ser discutido com todos. THAMIRIS MOURA 8ª B

    ResponderExcluir
  8. Muitos de nós seres humanos damos as costas para fatos tão importantes como esse, eu acho que somos todos iguais e temos os mesmos direitos. Mas sobre esse fato sim devemos dar mais atenção por aver tanto preconceito sem necessidade, e não só pelo preconceito, mas também tudo que seus antepassados sofreram. Eles lutaram pela sua liberdade e venceram, hoje nós devemos lutar pela sua liberdade de igualdade, e acabar com essa frase que pra mim particularmente é ridículas "Os negros são descendentes de escravos" . Como diz um texto chamado o Segredo de Oxún e concordo, os negros não só são descendentes de escravos, mas sim de grandes pessoas como reis e rainhas, princesas e príncipes. Rafaella 8 A

    ResponderExcluir
  9. Algumas variáveis podem explicar estas diferenças. Os negros ocupam, normalmente, postos de trabalho com menor remuneração, como a construção civil, enquanto que os brancos têm maior presença, por exemplo, no setor de indústria de transformação. Sem considerar, ainda, os cargos que ocupam dentro de cada setor.

    Nome : HELENA FEITOZA DE MORAES

    ResponderExcluir
  10. No cotidiano de hoje ainda existe o preconceito, devemos lembrar o quanto os negros sofreram e que o dia da consciência negra e um dia especial ,um dia não só para os negros mas para toda a Nação . Tallysson 9/B

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que estudar sobre os negros e bom para cada um mais e claro quer tem pessoas quer não vão querer estudar sobre a cultura afro ou por causa dor preconceito ou por naum interesso de querer estudar a a história do nosso pais e eu sou a favor sobre estudar a historia do pais. Em meio quer os brancos tem a maior parte das profissões .Amanda Oliveira 9/B

    ResponderExcluir
  12. A minha opinião é que, nas escolas poderia ter mais assuntos abordados sobre os negros.No mundo de hoje ainda podemos dizer que existe preconceito com os negros, atravez desses preconceitos é que vem a violência e a depressão. Então, isso tem que ser falado mais, não só nas escolas, mas em outros lugares. Eu sou a favor em estudar sobre esse assunto. Débora Santana 9/B

    ResponderExcluir
  13. Fiz um trabalho entrevistando algumas pessoas negras que já sofreram preconceito , e quero dizer que o preconceito ainda existe , e as vítimas desse abuso sofrem muito.
    Os preconceituosos tomam esse tipo de atitude por se acharem melhor do que os outros ensoberbecendo-se e isso poderá trazer malefícios para o seu futuro .
    Gostei muito do projeto foi algo bem construtivo , e fez com que pudéssemos relembrar das lutas e conquistas com muito sofrimento que os negros já enfrentaram .
    O Dia da Consciência Negra é uma data que reflexão para todos nós, é um dia de lembrar do respeito com o próximo banindo qualquer espécie de preconceito ,dia para mostrar a luta do negro pelo seu espaço na sociedade, movimento em favor da paz , do amor e da solidariedade , todos nós somos iguais , somos da mesma espécie , a espécie humana,mostrando, assim, que não existe diferença entre as pessoas.
    Faça você a sua parte já estou fazendo a minha , Vamos construir um mundo mais solidário tornando-o melhor .
    Daiane Do Nascimento 9º A

    ResponderExcluir
  14. Esse dia nos faz lembrar do que o povo negro ja sofreu para conquistar seus direitos e continua lutando pois ainda existe preconceito na sociedade pois muitas pessoas se acham superiores so por causa da cor mas vivemos numa sociedade em que somos uma mistura de etnias pois muitas pessoas praticam preconceito pela cor nao pessoas inteiramente brancas ou negros somos povos mistos podemos pois muitos dos nossos ancestrais sao negros,entao acho burrice as pessoas terem preconceito ja que vivemos numa sociedade de pessoas mistas, que se as pessoas entendessem que preconceito e burrice ja que hoje somos misturas de "raças" viveriamos numa sociedade igualitaria com direitos iguais para todos achei super enterressante o texto e retratam cousas que viveciamos hoje em dia.
    Isabela Araújo. 9/A

    ResponderExcluir
  15. No trabalho da consciência negra que eu fiz eu entrevistei algumas pessoas e percebi que ainda existe o preconceito entre nós e essas pessoas sofrem muito com isso .
    E no dia da Consciência negra temos que lembrar que temos que respeitar todos perante raça ou cor, pois todos nós somos iguais.
    No conteúdo da postagem mostra que pessoas negras ainda lutam contra o preconceito que existe na nossa sociedade e nesta data refletimos que cada um de nós fazendo a nossa parte podemos tornar o mundo melhor e igual perante raça e cor.

    Hellen Brenda
    9º "A'"

    ResponderExcluir
  16. Gente: parem com isso ! Que história é essa de "conciência negra" ? Tenham é conciência do que estamos fazendo. Não existem conciências negras, brancas, amarelas, pardas, vermelhas, etc ...
    Gente: acordem !!! somos todos iguais uns aos outros: somos todos formados de pele, carne, órgãos, músculos ossos e ... acreditem se quiser ... de cérebro, de intelecto, de razão de racionalidade. se somos ,todos iguais para,que discutir com a razão.Eu fiz umas entrevistas para saber os pensamentos das pessoas, a unica conclusão que consegui tirar,é que todos vivem com uma sociedade mista, então se é mista para que dividir a nossa população em raças? Eu acho que se a abolição do escravismo, entretanto não significou o fim das humilhações e privações do que adianta fingirmos que nada aconteceu ou então ter um dia exato para lembrar disso,isso só iria piorar cada vez mais a situação, acho que se ''não destampassem a ferida ela cicatrizaria mais rápido'' .Quanto ao texto,eu achei interessante,mais desnecessária esse tipo de afirmação pois não é um dia que ira mudar uma história. Shirley de Oliveira

    ResponderExcluir
  17. LIBIA desculpe a minha ousadia mais é o meu ponto de vista,e se não era exatamente isso que queria ler,peço entristecidamente minhas desculpas. Shirley de Oliveira 9''B''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirley, querida. Não há uma resposta correta a ser dada. Estamos debatendo e todos os pontos de vista são interessantes para enriquecermos a discussão. Inclusive, eu concordo contigo no ponto de que o calendário oficial gera uma ilusão nas pessoas de que somente UM dia é destinado a reflexões. Por exemplo, com base na luta histórica internacional das mulheres, penso que receber flores no dia 08 de março é uma verdadeira futilidade, pois, se todos os dias as mulheres sofrem com as desigualdades e com o machismo, TODO DIA É DIA DE LUTA!!! Isso não quer dizer que eu concorde em esquecer o significado desse dia como reconhecimento da força de grupos de mulheres que resistiram às opressões. Tudo isso me leva a pensar que, se seria mais interessante eliminar o 08 de março ou o 20 de novembro, deveríamos logo em seguida eliminar o 21 de abril (Dia de Tiradentes, uma farsa), o 12 de outubro (Dia de N. Sra Aparecida, uma data que não contempla todas as crenças religiosas existentes no Brasil, nem mesmo dentro do próprio cristianismo) entre outras datas. Vamos eliminar tudo então.

      Excluir
  18. O Dia da Consciência Negra deveria ser adotado em todo o mundo ,pois o mundo não é composto somente de uma raça e sim de várias e é por isso que é dever de toda uma nação estudar essa história para que a cada dia possa existir uma parceria entre todos, o dever não é somente de uma ou duas pessoas mais sim daqueles que tem a consciência e o respeito de valorizar ao próximo .Espero que todos um dia possamos viver sem notar essa pequena diferença . Não é pela cor da pele que dizemos que uma pessoa é diferente ou não consegue fazer algo mais sim pelo seu caráter. Sara Ferreira 9 ano B

    ResponderExcluir
  19. Mesmo tendo vários eventos parecido se nos não fizermos nossa parte o racismo no Brasil não irar parar, mas o racismo e idiotice por que todos os brasileiros tem sua parte negra, se a pessoa e assim não foi porque ela quis mas sim por causa que ele tem mas melanina ser negro não e pela cor mas sim pela historia de seus ante-passados

    ResponderExcluir
  20. As pessoas tem que aprender a se colocar no lugar da pessoa que está sofrendo racismo, seria que a quela pessoa estaria feliz de sofrer não mas o negro veio sofrendo desda africa para o Brasil então por que as pessoas continua fazendo o negro sofrer então parece que os negros são vencedores de lutarem sempre para vencer. Wanderson Mourão 8ªB

    ResponderExcluir
  21. Bom,eu acho muito importante ter esse dia sim ,pois os negros merecem sim se homenageados através desse dia ,pois eles passam por uma luta diária contra o preconceito ,e eu creio que esse dia traz uma reflexão pra todos ,que infelizmente o preconceito ainda existe mas nos temos que fazer nossa parte fazendo com que isso acabe !! Amanda Myssandre

    ResponderExcluir
  22. eu acho , essa data muito importante pois , simboliza o quantos os negros sofreram no passado , e ainda sobre de certa forma como preconceito , acho super importante porque sem isso eles não teriam o reconhecimento necessario sobre o que eles sofreram , e acho que temos que apoia-los contra o racismo , pois racismo e inadimicivel e inaceitavel então todos nos temos que nos concientizar sobre esse assunto


    SAMUEL MACHADO DE BRITO 8º ''A''

    ResponderExcluir
  23. É importante ter essa data simbólica de reflexão diante dos antigos habitantes do Brasil. Em minha opinião os negros também tem capacidade de chegar ao nível dos "brancos" em níveis trabalhiais altos, apenas não tem a chance que mrecem para que provem sua capacidade o sistema de cotas é uma boa para essa nova geração pois é a oportunidade que seus pais tios etc .. não tiveram espero que aprovitem a oportunidade mais também tem os que descordam de certas coisas referente a esse sistema não posso concordar ou descordar pois não estive ainda em comparação comigo mesma mais primeiramente essa é minha opinião. brenda 9º A

    ResponderExcluir
  24. O texto relato os fatos cotidianos,entretanto pude entender que as pessoas ainda nos dias de hoje sofrem ,com algum tipo de racismo, seja pela sua cor ou,pela classe social, acho muito bom saber que tem uma data para lembrar-mos desse acontessimento pois assim podemos saber o que realmente aconteceu com os nossos antepassados Renato Souza dos Santos 8B

    ResponderExcluir
  25. É importante ter essa data simbólica de reflexão diante dos antigos habitantes do Brasil.O texto relato os fatos cotidianos,entretanto pude entender que as pessoas ainda nos dias de hoje sofrem eu acho , essa data muito importante pois , simboliza o quantos os negros sofreram no passado, acho mais importantte ainda por causa do zumbi dos palmares,que é uma lenda entre os negros.Welton moises chagas pinheiro 8B

    ResponderExcluir
  26. Bom em meu ponto de vista eu concordo com o dia da consciência negra ,porque é um modo de alivio para os negros porque eles já sofrerão demais antigamente,é hoje em dia já estar melhorando.Em minha sala agente fez um trabalho aonde tenhamos que sair entrevistando ás pessoas ai uma delas disse : Que o dia da consciência negra já é uma forma de racismo com eles mesmo é ela não concorda com o dia da consciência negra.
    Bom eu acho que hoje em dia quanto os negros e os brancos eles tem a mesma capacidade de ter um trabalho bom igual a de um negro,é eu acho que também que a cor da pele não interfere em nada hoje em dia mas que pena que tem gente que ainda pensa ''Diferente ''
    Samara Carvalho
    8º ''A''

    ResponderExcluir
  27. Bom, pelo que entendi, fala sobre as diversas raças existentes como o branco, o negro, e os afros brasileiros. Que todos tiveram participação na Cultura Brasileira, mas fala também que o negro foi o que mais sofreu preconceito e pressão psicologica, sendo que todos fazemos parte da cultura, todos tivemos um papel nela, e que não há raça melhor que nenhuma outra. Por fora, somos diferentes, mas por dentro, somos todos iguais.


    Thayse Leidiane 9ºB

    ResponderExcluir
  28. pessoas q jugam os outras somente pela aparençia, pela cor da pele devia saber q beleza ou inteligência não tem nada a ver com cor da pele ou formato do rosto . quem disse q ser negro deixa alguém mais feio ,esse pensamento já esta ultrapassado e as pessoas q estão assim estão ultrapassadas também.
    Lanna Christine 8b

    ResponderExcluir
  29. A cor da pele não define a inteligência, a cor da pele não define capacidade. O tempo em que os negros sofriam já passou, (porque as pessoas insistem em lembrar-se do passado?). A melhor coisa a fazer e ignorar o sofrimento que ocorreu no passado, e perceber que hoje temos a chance de mudar o nosso País simplesmente mudando a nossa atitude e fazer com que as pessoas caiam na real. Foi se o tempo que o negro não podia fazer nada, agora e ele quem decide a sua historia.
    Amanda Moreira 9ºB

    ResponderExcluir
  30. O que é necessário para mudar uma pessoa é mudar sua consciência de si mesma. Me pergunto se ser negro e algo ruim,bom pelo meu ponto de vista não,todos somos iguais,tanto pessoas brancas,amarela ou negras,que tenham cabelo liso,cacheado ou crespo. Acho que não deveria ficar relembrando o passado(citado pela amanda) e sim viver o futuro. O Dia da Consciência Negra e importante para mostra para as pessoas o que os negro sofreram no passado,mas tambem nos mostra que podemos corrigir o erro deles,e hoje temos uma chance de mudar o mundo!
    Nayara Rodrigues 9ºB

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. O Dia da Consciência Negra deveria ser adotado em todo o mundo ,pois o mundo não é composto somente de uma raça e sim de várias e é por isso que é dever de toda uma nação estudar essa história para que a cada dia possa existir uma parceria entre todos,Bom eu acho que hoje em dia quanto os negros e os brancos eles tem a mesma capacidade de ter um trabalho bom igual a de um negro!!

    ResponderExcluir
  33. O dia da consciência negra é uma data com muita influência no Marxismo,com a luta de classes,com a mídia difundindo que o negro está sendo oprimido pelos brancos,devido o seu passado histórico.
    Peço desculpa aqueles que nunca se aprofundaram no estudo da história do Brasil, mas na verdade o que ocorreu foi um grande ensinamento de senhores de fazenda para com seus escravos. Mas o que os professores nunca ensinam na escola é que o "Zumbi dos Palmares" foi o maior escravagista do Brasil.
    Posso lhes dar um ponto de referencia para o estudo: "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil".
    E no momento presente existe no Brasil a famosa "cota racial". Dizem que esta é para descontar os atrasos que os negros tiveram, mas isto esta servindo para dizer que os negros não tem capacidades de aprendizado,ou são desprovidos de alguma capacidade mental.
    assim peço a todos que reflita sobre o que os professores mentem nas escolas.
    Matheus Nícollas 9º A .

    ResponderExcluir
  34. O dia da consciência negra e um dia que como diz o nome e um dia em que temos que ter "consciência" do nosso passado negro e saber que todos somos negros nem que seja somente 1%, mas todos tem uma raiz negra e devemos nos orgulhar por que o negro e verdadeiro guerreiro pois foram eles que mais sofreram e conseguiram dar a volta por cima e hoje em dia , por mais difícil que seja eles continuam lutando e crescendo cada vez mais na sociedade mundial.
    MATHEUS MACIEL MATIAS 9ª B

    ResponderExcluir
  35. Quanto à referência de leitura dada, gostaria de alertar para que, se a história escrita nos livros didáticos e reproduzida nas escolas não é algo para se juramentar como sagrado (também defendo que não seja!), tampouco esse "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", assim como os volumes dedicados à história do mundo e da América Latina, deva ser lido como uma verdade inquestionável. Alerto para que o próprio autor afirmou não ter o objetivo de ser neutro ou imparcial (nesse ponto não é diferente da história ensinada na escola, concorda?) e que suas fontes de pesquisa foram indiretas (fato que possibilita vários equívocos). Outro aspecto é o seguinte: o autor dessa coleção, chamado Leandro Narloch, é jornalista que contribui para a mídia de grande projeção no Brasil, da revista Veja e etc. Ou seja, se a grande mídia não é confiável quanto ao que diz sobre a opressão dos negros, ela também não pode ser confiável em todas as questões.

    Conclusão do meu raciocínio: jamais devemos renunciar a nosso crítico!! E também não parece ser interessante substituir verdades questionáveis por outras verdades questionáveis.

    ResponderExcluir
  36. Bom,eu acho muito importante ter esse dia sim ,pois os negros merecem sim se homenageados através desse dia ,pois eles passam por uma luta diária contra o preconceito ,e eu creio que esse dia traz uma reflexão pra todos ,que infelizmente o preconceito ainda existe mas nos temos que fazer nossa parte fazendo com que cabem com isso,entretanto pude entender que as pessoas ainda nos dias de hoje sofrem ,com algum tipo de racismo, seja pela sua cor ou,pela classe social

    ResponderExcluir
  37. Bom assim pelo oque eu axo disso pelas pesquisas isso pode ter diminuido..
    -Mais pelas ruas ñ muda nada !!! isso ai ñ da influencia . preconceito pode áver em todo lugar.. na escola mesmo eu fiz preconceito quanto sofri sou negro "SIM", mais to cançado dessa palhaçada. Assim pra min e bom ter um dia só pros negros axo mt bom isso .
    Ass: Ayslan P.c >9°B<

    ResponderExcluir